O que é o SINEPE?

Quando se fala em sindicatos no setor da educação, normalmente vem à mente o Sindicato dos Professores (SINPRO) de seu estado, certo?

Mas há outra categoria de associação que também é bastante engajada na melhoria do ensino, e não muitos a conhecem: o SINEPE.

O que é o SINEPE?

O SINEPE é o Sindicado de Estabelecimentos Particulares de Ensino Sindicado de Escolas Particulares do Estado. Só pode haver um sindicato por região. Podem abranger escolas da educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio), instituições de ensino superior e técnico, cursos livres e de idiomas.

Para que serve o SINEPE?

Sindicatos de instituições privadas de ensino são associações de contribuidores que, como qualquer sindicato, organizam, representam e defendem seus associados e direitos destes.

Os objetivos específicos de cada SINEPE podem variar, mas normalmente envolvem:

  • Contribuir para uma educação de melhor qualidade;
  • Profissionalizar professores e colaboradores da instituição;
  • Zelar pela prosperidade do setor de ensino como um todo.

Benefícios oferecidos

Diferentes sindicatos trazem diferentes vantagens e benefícios de associar sua instituição privada.

Possíveis vantagens oferecidas por SINEPEs ao sindicalizar sua escola, colégio, faculdade ou curso particular são:

  • Assessoria jurídica;
  • Gerenciamento de crise;
  • Materiais e serviços exclusivos aos contribuintes (como cursos de capacitação);
  • Networking com outras instituições particulares;
  • Recebimento de notícias locais e nacionais específicas sobre o setor;
  • Defensoria de direitos e interesses;
  • Representatividade.

Como sindicalizar sua instituição

Cada sindicato tem seu próprio processo de filiação, portanto os documentos exigidos podem variar de região para região.

Geralmente são solicitados documentos pessoais (como RG e CPF), da instituição (como contrato social) e quantidade de alunos. Alguns SINEPEs pedem atos que autorizem os cursos e custo da mensalidade.

Essas informações servem para comprovar propriedade da instituição, registrá-la adequadamente e também cobrá-la de forma justa, visto que a maioria dos sindicatos recolhem a contribuição proporcionalmente à arrecadação ou quantidade de alunos.

Décadas de atuação

Não é incomum encontrar SINEPEs cujas atividades já duram décadas. Por exemplo, o SINEPE/DF foi criado em 1969, nove anos após a criação de Brasília.

Aqui vão alguns sindicatos de instituições privadas de ensino e suas datas de fundação ou de início de atividades:

  • SINEPE/PE: 1946;
  • SINEPE/SC: 1961;
  • SINEPE/PA: 1978;
  • SINEPE/AM: 1983;

Como muitos sindicatos começaram como associações, é possível que estejam atuando pela melhoria da educação privada há ainda mais tempo do que os anos citados acima, já que a fundação geralmente é marcada pela data de emissão da Carta Sindical.

É graças a todos esses anos de trabalho que o setor do ensino como um todo vem sendo aprimorado, defendido e representado.

Os SINEPEs são fundamentais para estabelecer diálogo entre educadores e colaboradores da área e os poderes executivo, legislativo e judiciário; defender os direitos e interesses do setor; garantir uma melhor educação para nossos jovens; e para a construção de uma sociedade mais justa e ética.

Procure o Sindicato de Instituições Particulares de Ensino da sua região, conheça seu trabalho e divulgue as ações e eventos para que mais cidadãos identifiquem o papel dos SINEPEs na sociedade.

O SINEPE/PA

O SINEPE/PA tem como missão representar, defender e promover a educação particular no estado do Pará. Trabalhamos há mais de 40 anos pelos direitos não só do setor privado, como da categoria como um todo.

Acreditamos que a educação é essencial para a formação de cidadãos conscientes e a construção de uma sociedade melhor.

Visite nossas redes sociais para conferir nossas últimas atividades e conteúdos em prol da educação.

Filie sua instituição particular de ensino ao SINEPE/PA para garantir vantagens exclusivas e unir-se a dezenas de outros associados por melhores resultados na educação privada.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn